ARMANDO-ANDREILTO
Nas
ultimas décadas percebemos que o desenvolvimento tecnológico contribuiu
para inúmeras transformações na sociedade, estando presente em quase
tudo que é novo e existente no mundo, ela está constantemente se
beneficiando dos progressos das tecnologias sem muitas vezes ter
consciência de como ler um jornal, assistir televisão, usar telefones,
viajar de ônibus ou mesmo utilizar o próprio computador como fonte de
conhecimento pesquisa e desenvolvimento pessoal. Alem de possibilitar
novas formas de comunicação, geram novas formas de produzir
conhecimento, isso não significa que esteja ocorrendo um processo de
democratização da tecnologia, na qual as pessoas tenham conhecimento
critico do espaço social que vive.
Há
uma grande distancia entre os indivíduos que dominam a tecnologia da
informação, os que são apenas consumidores e os que não têm condições
nem de consumir.
O
mercado de trabalho vem sofrendo alterações de forma acelerada, os
trabalhadores dependerão da aquisição de novas formas de qualificações
profissionais, para ser incluído nesse mercado de trabalho cada vez mais
informatizado. Neste ponto a escola deve contribuir na formação de
pessoas que tenham conhecimento nessa área de informação – tecnologia,
internet, conhecimento informatizado, etc.. – como também na formação de
indivíduos e agentes criadores de novas formas na dinamização da
cultura da informação.
Além
desses desafios de conscientizar os indivíduos da importância da
tecnologia nesta sociedade globalizada, os formadores de opinião terão
outro desafio que de conscientizar os jovens que na sua maioria só
querem usar tecnologia (mecanismos de informação do conhecimento) como
entretenimento, como um passatempo, sem perceber que possui uma
importante ferramenta mais que útil no processo de ensino aprendizagem.
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