Páginas

domingo, 29 de março de 2015

Avaliação parcial de História 9° ano A - B Escola Estudo e Trabalho


1 - Porque a revolta teve o nome de Guerra do Contestado?(Porque essa revolta teve esse nome Guerra do Contestado)
a) (   ) porque era uma região contestada pelo governo federal e Santa Catarina não iria abrir mão dela.
b) (X) porque era uma área entre Santa Catarina e Paraná Contestada pelos dois estados, onde ocorreu o movimento de sertanejos pobres e muitos religiosos.
c) (   ) porque era um área contestada entre Rio Grande do Sul e Paraná para a construção de uma estrada de ferro.
d) (   ) porque iriam construir uma estrada de ferro que geraria muitos lucros para o estado dono da área onde ficaria a estrada de ferro que foi contestada por Paraná e São Paulo.
2 – Quais são as semelhanças entre a Guerra do Contestado e Guerra de Canudos?
a) (   ) Ambas foram criticadas pelos fazendeiros e pela imprensa como movimentos monarquistas fanáticos e amigos da republica, e como resposta o governo massacrou os sertanejos.
b) (   ) Ambas foram elogiadas pelos fazendeiros e pela imprensa como movimentos monarquistas fanáticos e inimigos da republica, e como resposta o governo massacrou os sertanejos.
c) (   ) Ambas foram criticadas pelos fazendeiros e pela imprensa como movimentos anarquistas  e inimigos da republica, e como resposta o governo massacrou os sertanejos.
d) (X) Ambas foram criticadas pelos fazendeiros e pela imprensa como movimentos monarquistas fanáticos e inimigos da republica, e como resposta o governo massacrou os sertanejos.
3 – Revolta da Chibata – O aconteceu para ocorrer a revolta da chibata? 
Um marinheiro foi chicoteado na frente de toda a tripulação mais de 100 vezes, mesmo desmaiado continuou a ser chicoteado, isso foi o estopim da revolta.
4 -  O que os marinheiros fizeram?
a) (   ) eles assassinaram os oficiais e assumiram o comando dos principais navios de guerra ancorados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e apontaram seus canhões para a cidade.
b) (   ) eles dominaram os oficiais e assumiram o comando dos principais navios de guerra ancorados no Rio de Janeiro, Pará e São Paulo e apontaram seus canhões para a cidade.
c) (X) eles dominaram os oficiais e assumiram o comando dos principais navios de guerra ancorados no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e apontaram seus canhões para a cidade.
d) (   ) eles dominaram os oficiais e assumiram o comando dos principais navios de guerra ancorados no Amazonas, Minas Gerais e São Paulo e apontaram seus canhões para a cidade.
5 – Quando e onde o povoado Canudo foi fundado? 
 Em 1893, na cidade de Belo Monte no interior da Bahia, nos arredores do rio Vaza Barris.
 6 – Qual o motivo que o governo federal usou para mandar expedições militares contra Canudos?
Poderosos da região temerosos que mais camponeses sem terras se juntassem a  Antônio Conselheiro começaram a falar que era movimento de monarquistas fanáticos e inimigos da república
7 -  Revolta da Vacina – Em 1904 um projeto de lei defendia a obrigatoriedade da vacina contra a Varíola. Isso dividiu a sociedade. Quais eram os argumentos que cada lado defendia? Complete a frase a seguir: Argumentos a favor da obrigatoriedade, a vacina  obrigatória  tinha sido executada com sucesso na Europa. A varíola matava mais de 4 mil pessoas  por ano no Rio de Janeiro. Argumentos contra, cada pessoa deveria ter o direito  de escolher se queria  ou não ser vacinado. Os soros e os funcionários não eram confiáveis. Os polícias usavam a força para aplicar a vacina.                                                     Boa Prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário