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terça-feira, 12 de agosto de 2014

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DE HISTÓRIA 7°ANOS A-B ESCOLA ESTUDO E TRABALHO

OBS: 10 questões dessa Atividade estarão na avaliação bimestral.
1.Povos que se organizavam em cidades-estados, criaram sistema próprio de escrita e tinha conhecimento sobre arquitetura, matemática e astronomia:
a) Aruaques      b) Jês     c) tupis-guaranis              d) maias             
2.Os Jesuítas criaram aldeamentos, a partir de 1550, na América portuguesa, segundo os padres esses aldeamentos serviam para tornar mais eficientes seus esforços de conversão junto aos indígenas e também:
a) proteger os índios da escravidão        b) ensinar os índios a sua escrita
c) levar os índios para a escravidão         d) evitar o assassinato dos índios pelos colonos
e) deixar os índios mais calmo e compreensivo
3. Sua economia baseava-se no cultivo de milho, batata e tabaco. Desenvolveram a tecelagem, a cerâmica, a metalurgia do bronze e do cobre, sabia trabalhar metais preciosos, como ouro e prata, e utilizavam a lhama como animal de carga:
 a) os maias        b) os astecas     c) os incas           d) os tupis-guaranis                     
4.Civilização que se desenvolveu a partir do século XII, na região do México atual:
a) araucanos                     b) sioux               c) jês                     d) astecas
5. Na época da chegada do colonizador espanhol no final do século XV a civilização maia estava em processo de dominação pelos:
 a) astecas                          b) incas                c) caraíbas          d) aruaques       
6. A chegada dos europeus no que veio a ser por eles denominado de América, ocasionou o encontro entre sociedades que se desconheciam. No caso dos que estavam a serviço da Coroa de Portugal, o encontro formalizou contatos, confrontos, alianças com tribos nativas litorâneas, grande parte de origem tupi. 

Acerca desse encontro entre portugueses e tupis nas terras que vieram a ser chamadas de Brasil, é correto afirmar que: 
a) entre 1500 e 1530, os contatos foram pacíficos e amistosos, facilitando o estabelecimento das práticas de escambo do pau-brasil e o surgimento dos primeiros aldeamentos organizados por jesuítas.

b) a partir de 1555, a tentativa de huguenotes franceses de criar uma colônia - a França Antártica -, na baía de Guanabara, acabou por favorecer alianças militares de portugueses com as tribos locais, tamoios e tupinambás, suspendendo a escravização dos indígenas.

c) as intenções de colonizadores portugueses - "expandir a fé e o Império" - bem como suas práticas colonizadoras - doação de sesmarias, estímulos ao cultivo da cana, catequese dos nativos -, transformaram o encontro em um desastre demográfico para as tribos tupis do litoral.

d) os rituais antropofágicos praticados pelos tupis, ao lado das rivalidades constantes entre as tribos, foram fatores que contribuíram para a predominância de choques militares com os portugueses, tornando inevitáveis, por sua vez, a ocorrência de guerras justas.

e) o desconhecimento por parte dos nativos de qualquer tipo de agricultura foi o principal obstáculo para a utilização de sua mão-de-obra no estabelecimento da lavoura canavieira; isso somado à resistência à catequese ocasionou confrontos constantes entre portugueses e tupis

7. Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosi.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.

 8. Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:
a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a chamada "língua geral" tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do mar de conchas, que formaram os "sambaquis";
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.
 9. O que foi falado sobre o termo Índio em sala de aula? como se deu a invenção do índio no brasil?

10. . Complete a cruzadinha referente aos povos indígenas do Brasil.













1. Um dos troncos linguísticos mais importantes.
2. Bebida fermentada à base de mandioca.
3. Lei maior do país, que garante aos índios terras para sua sobrevivência.
4. A ______________ indígena é transmitida oralmente.
5. Região em que se encontra a maioria das tribos indígenas.
6. Uma das maneiras que colaborou para dizimar a população indígena.
7. Nome da raiz que era a base da alimentação indígena.
8. Líder religioso.
9. Vera Cruz, nome atribuído ao Brasil pelos portugueses.



11. Complete as informações com os nome das nações indígenas que faltam na imagem a abaixo.

12.O que o nosso livro nos fornece de informação sobre as Doenças europeias entre os nativos?

13. Como era a organização social dos nativos brasileiros?

14. Comente sobre o mito da origem dos Tupis. (Mínimo 5 linhas)

15. Os primeiros Nativos (Índios) avistados pelos portugueses foram:
a) Os aruaques           b) Os Jês         c) Os Tupis      d) Os Arikém 

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