Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO PARA A PROVA DE HISTÓRIA 9° ANO

1 - O que significa na pratica o termo: American way of life? E o que esse termo provocou na economia americana? O estilo americano de vida caracterizava-se pelo consumo de inúmeros produtos e serviços, desde automóveis a eletrodomésticos, desde restaurantes a lavanderias automáticas. Viver bem tornou-se sinônimo de consumir mais.  Provocando consumo em massa de produtos, bens e serviços.

2 -  O que é liberalismo? Qual é a sua contribuição com a crise de 1929?
Liberalismo é uma doutrina ou sistema que prega a liberdade política, econômica e religiosa. O liberalismo defende a ideia da não intervenção do Estado na economia ou nos setores básicos da sociedade, o que acabou contribuindo com a crise de superprodução uma vez que não havia do por parte do governo um controle do que era produzido e dos investimentos ou financiamentos agrícolas na produção.

3 - De acordo com o livro o que é: Comprar créditos?
De modo geral, significa comprar um bem ou serviço e realizar seu pagamento posteriormente em uma ou mais parcelas.

4 - Copie e Responda as três questões do livro na página 101.
1 – o autor é Henry Ford. Texto escrito em 1926, como resposta as críticas do seu modelo de produção fabril pautado no esforço repetitivo, argumentando que seu modelo de produção em massa é bom para todos os operários.

2 – Ford afirmava que monotonia existia mais na cabeça dos críticos do nas fabricas.

3 Para ele, o trabalho em serie era mais leve que o do artesão medieval, defendendo que tudo era uma questão de gerenciamento, que os salários tinham aumentado.

5 - Qual foi o principal fator da crise de 1929?
Uma crise de superprodução.

6 - Explique o ciclo vicioso da crise de 1929.
(Empresas vão a Falência=demissão/desempregados= desempregados não compram os produtos das empresas= empresas falidas=ciclo)
As fabricas decretam falência, e demitem seus empregados, os desempregados diminuem o consumo, a diminuição do consumo leva as empresas a falência.

7 - O que foi o New Deal? Pag104
Foi um programa de recuperação da econômica implementada pelo presidente Franklin Delano Roosevelt que consistia na intervenção do Estado na economia, minimizar os efeitos da crise e conter as manifestações populares.

8 - Quais foram as suas principais Ações? Pag104/105
Regulamentação do sistema financeiro
Realização de obras públicas
Subsídio à construção civil
Ampliação do emprego público
Cobrança de impostos sobre grandes fortunas
Sindicalização dos trabalhadores
Fixação do salário mínimo e diminuição da jornada de trabalho
Criação do salário desemprego.
Controle dos preços pelo governo dos produtos agrícolas e industriais.

9 - O que foram os chamados regimes totalitários?
São regimes de governo que pretendiam transformar a vontade do Estado em valor absoluto, acima dos direitos dos cidadãos – como o direito à liberdade individual e de expressão.

10 - O que diz a legenda da imagem da página 105? Escreva na íntegra.
Cartas feito em 1920 pelo ilustrador e fotografo francês Pierre Delarue-Nouvelliere(1889-1973). Nele, lê-se: “Empréstimo para reconstrução de Igrejas devastadas”. Cartazes como este eram feitos para divulgar empréstimos utilizados na reconstrução de igrejas da França que haviam sido destruídas na Primeira Guerra Mundial.

11 - Quais foram os principais regimes totalitários surgidos na Europa? Em que países foram instalados e quais foram seus principais líderes?
Fascismo – Itália – Benito Mussolini.

Nazismo – Alemanha - Adolf Hitler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário