Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

1°ANO - ESCOLA ESTUDO E TRABALHO - QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DE ARTE 1°BIMESTRE



QUESTIONÁRIO DE ARTE 1°ANO 1°BIMESTRE
Arte na Pré-História O SURGIMENTO DA ARTE: OS PRIMEIROS ARTISTAS DA HUMANIDADE Os primeiros artistas da humanidade que se tem conhecimento foram os homens do período da Pré- História. Viviam em grupos pequenos e eram nômades, ou seja, não viviam fixamente em um lugar para morar. Da caça, pesca e colheitas de frutos tiravam seu sustento. Os marcos deste período foram: a descoberta do fogo, com o qual se aqueciam e afugentavam os animais, e a utilização de pedras lascadas, utilizadas na confecção de instrumentos para caçar, guerrear, e realizar entalhes nas paredes. Esse primeiro período da Pré-História é conhecido como Período da Pedra Lascada ou Paleolítico e encontra-se assim dividido: Paleolítico Inferior: - Primeiros hominídeos - Caça e coleta - Controle do fogo - Instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados, etc. Paleolítico Superior: - Instrumentos de marfim, ossos, madeira e pedra: machado, arco e flecha, lançador de dardos, anzol e linha. Desenvolvimento da pintura e escultura. Percebe-se que mesmo construindo um instrumento o homem primitivo importava-se com a forma e a beleza das peças.
 
Cavernas, cabanas construídas a partir de paus e ossos de mamutes, com tetos cobertos por ramagens ou peles de animais, eram os locais de abrigo do homem pré-histórico. Nestas cavernas, como a Gruta de Lascaux e a Gruta de Pech-Merle, todas na França, encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo homem. São ursos, cavalos, veados, bisões, etc. Essas pinturas feitas nas paredes das cavernas são também conhecidas como pintura rupestre ("rupestre" quer dizer "gravado ou traçado na rocha, na pedra"). Acredita-se que esses desenhos eram feitos por caçadores. Tudo o que conseguissem desenhar poderiam dominar, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido mortalmente, podendo, dessa forma, dominá-lo com facilidade. As pinturas eram. portanto, representações da natureza, tudo como forma de assegurar uma boa caçada e consequentemente, a sobrevivência. Outra preocupação muito importante para o homem da Pré-História era garantir femininas esculpidas em pedra ou marfim com formas bastante avantajadas: seios, quadris e ventres enormes, o que representa a importância da fertilidade. Essas esculturas são chamadas de Vênus..

OBS: LER O LIVRO PAGINAS 07 ATÉ 67 PARA RESPONDER ESSAS QUESTÕES E LEMBRAR AULAS EXPOSITIVAS (AUDITÓRIO E SALA DE AULA).
1 - O objetivo do homem pré-histórico ao desenhar nas paredes das grandes cavernas era:

a) (   )  uma forma de se comunicar com os deuses da pré- história;
b) (   ) sua religião formal para obtenção das bênçãos divinas;
c) (   )  prender sua alma para usá-Ia como alimento diário e em rituais de fertilidade;
d) (   )  aprisionar a alma do animal para torná-Io vulnerável e fácil de ser capturado;
e) (   ) prender seu espírito para utilizar rituais de fertilidade.

2 - As pinturas feitas nas paredes das cavernas são também conhecidas como pintura rupestre que quer dizer:
a) (   ) Gravado ou uma boa caçada;
b) (   ) Uma boa caçada ou traçado na rocha;
c) (   ) Gravado ou traçado na rocha;
d) (   ) Traçado na rocha ou grafismo;
e) (   ) Gramatismo ou gravado na rocha.

3 - A religiosidade é uma característica muito relevante no estudo da arte na pré-história. Que item atesta esta realidade e justifica a arte rupestre?
a) (   ) As pinturas serviam de decoração das cavernas para os deuses.
b) (   ) Os homens cultuavam seus deuses a todo o momento em suas pinturas.
c) (   ) Era parte de um processo de magia para interferir na captura de animais.
d) (   ) Havia a intenção imediata do artista em criar uma arte decorativa e religiosa.
e) (   ) Havia uma intenção do artista em criar uma técnica no período neolítico em desenhar nas paredes das cavernas chamada de naturalismo.

4 - Nas cavernas foram encontradas, também, peças em osso, madeira, pedra e barro. Algumas delas eram com ventre largo e cabeça grudada ao corpo. Tal representação era provavelmente uma forma de divinizar o poder da fertilidade e da concepção, exclusivo das mulheres. Existe a hipótese, também, de que essas estatuetas seriam uma forma de amuleto de boa sorte. É desse período a:
a) (   ) Vênus de Willenporf
b) (   ) Vênus de Willentorf
c) (   ) Vênus de Willenborf
d) (   ) Vênus de Willenfford
e) (   ) Vênus de Willendorf

5 - Considerando sua origem na Grécia, o teatro surgiu de:
a) (   ) procissões ao deus Dionísio, em que se podia constar a dança, o canto e a atuação.
b) (   ) diversas manifestações populares posteriormente coligadas.
c) (   ) textos de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
d) (   ) mistérios e milagres religiosos.
e) (   ) nenhuma das alternativas anteriores

6 – Nos séculos XIV, XV e XVI a Europa vivenciou o que a história chamou de Renascimento. Nesse periodo surgiu a Commedia Dell’arte, marcada:
a) (   ) pela riqueza no texto, pelo surgimento do dramaturgo Moliére e requinte no cenário.
b) (   ) pelo destaque para os textos Mandrágora, Antígona, Lisístrata.
c) (   ) pelo surgimento dos autores William Shakespeare, Francis Bacon.
d) (   ) pela improvisação e personagens como Pierrô, Colombina, Arlequim e Pantaleão.
e) (   ) nenhuma das alternativas anteriores.

7 -  O Natya Shastra é um dos manuscritos mais antigos do mundo encontrados na Índia (aproximadamente 2200 anos). Do que o Natya Shastra fala:
a) (   ) da produção de espetáculos dessa época e das formas de representação que incluíam dança, teatro e musica.
b) (   ) da produção de espetáculos dessa época e das  representações que incluíam recitais de poesia, teatro e musica.
c) (   ) da produção de espetáculos dessa época e das apresentações que incluíam artes circenses, teatro e musica.
d) (   ) da produção de espetáculos dessa época e das representações que incluíam dança, teatro e artes circenses.
e) (   ) da produção de espetáculos dessa época e das  apresentações que incluíam dança, teatro e recitais de poesia.

8 – A Religião é fator predominante na cultura egípcia, o que é óbvio, reflete imediatamente na produção artística deste povo. Assinale a alternativa que indica uma característica dessa cultura:
a) (   ) Uma arte bastante padronizada, não dando margem a criatividade nem a imaginação pessoal.
b) (   ) É uma arte predominante que valoriza a criatividade do artista.
c) (   ) Ao observar uma obra já se define o autor, pois suas características estão expressas na obra.
d) (   ) Uma arte bastante criativa dando ao artista uma liberdade de expressão.
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

9 - “Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil”. Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa lei:

a) (   ) Lei da modernidade
b) (   ) Lei da frontalidade
c) (   ) Lei da mortalidade
d) (   ) Lei da lateralidade
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

10 - As tumbas dos primeiros faraós eram réplicas de suas casas, onde inicialmente construções retangulares mais simples eram utilizadas para o sepultamento de pessoas com menor importância social. Assinale a alternativa CORRETA com o nome dado a estas construções mortuárias:
a) (   ) Pirâmides
b) (   ) Mastabas
c) (   ) Sarcófagos
d) (   ) Catacumbas
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

11 - Sendo a religião fator predominante na sociedade egípcia o que consequentemente reflete sua produção artística cultural. Julgue os itens (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO quanto esta característica marcante da cultura egípcia:

I. ( ) A religião invade o Egito, interpretando o universo, justificando a organização social, mas no cenário administrativo político ela se faz ausente por manobras dos sacerdotes do império.
II. ( ) Dessa forma a arte concretizou-se desde o inicio nas construções mortuárias e em estatuetas e vasos deixados junto aos mortos.
III. ( ) São as Mastabas, construções de forma retangular, muito simples, que propiciam á sociedade egípcia base para a grandiosidade da pirâmide, que tinha funções de adoração aos deuses egípcios.
IV. ( ) O argumento de maior relevância dentro do fator religião utilizado pelos que detinham o poder egípcio era a morte. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA obtida:

a) (   ) V – V – V – F
b) (   ) V – F – V – V
c) (   ) F – F – F – F
d) (   ) F – V – F – V
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

12 - Quanto a produção artística Egípcia julgue os itens a baixo com (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à sequência CORRETA:

I. ( ) Extremamente voltada para a produção de imagens de deuses na expectativa de recebimento de graças.
II. ( ) Uma produção bastante livre, onde facilmente de detecta a característica de cada artista.
III. ( ) Sua produção sempre moldada pelo direcionamento religioso, não dando margem a criação pessoal ou expressão própria do artista.
IV. ( ) Das restrições impostas pelo processo político religioso o de maior relevância denomina-se Lei da Frontalidade.

a) (   ) V – V – V – V
b) (   ) V – F – V – F
c) (   ) F – F – V – V
d) (   ) F – F – F – F
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

13 - A antiga civilização egípcia era bastante complexa em sua organização social e muito rica em seu desenvolvimento cultural. Como havia a forte crença em uma vida depois da vida, a arte voltava-se para esse aspecto da religiosidade. E tinha-se na figura do Faraó uma centralização e uma representação de todo o povo. Preservar o corpo do Faraó e dotá-lo de meios próprios para a segunda vida, era garantir a todo o povo as mesmas possibilidades. O Faraó era mais do que um simples governante. O Faraó englobava o próprio povo, seu destino e sua eternização. Sobre a arte Egípcia, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:

1 (   ) A temática da arte egípcia era a vida, pois a arte era feita para os vivos.
2 (   ) Embora fazendo parte de ritos fúnebres, as pinturas são cheias de vida.
3 (   ) Na arte egípcia, existe a estilização nas figuras humanas, que são representadas com o rosto de perfil, o olho visto de frente e ombros também vistos de frente, quadris e pernas novamente de perfil.
4 (   ) Os egípcios não acreditavam na imortalidade.

14 - Os sarcófagos são:
a) (   ) Pinturas.
b) (   ) Esculturas.
c) (   ) Pirâmides.
d) (   ) Construções arquitetônicas.
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

15 - As Pirâmides serviam para:
a) (   ) Guardar dinheiro.
b) (   ) Guardar o corpo do faraó e suas riquezas.
c) (   ) Guardar os espíritos.
d) (   ) Guardar os segredos mais íntimos do Estado
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

16 - Sobre a pintura egípcia qual a alternativa correta:
a) (   ) Os egípcios dominavam a técnica da perspectiva.
b) (   ) Não haviam pinturas no antigo Egito.
c) (   ) Os egípcios trabalhavam com a Lei da Habilidade.
d) (   ) Os egípcios eram exímios pintores em 3D.
e) (   ) Nenhuma das alternativas.

17 - Podemos definir a arte:
a) (   )como a produção simbólica do ser humano.
b) (   ) através do meio usado para a expressão artística.
c) (   ) conforme sua utilidade.
d) (   ) como uma manifestação natural do desenvolvimento humano.
e) (   ) todas as anteriores

18 – O que são e quantas são as musas gregas?

a) (   ) entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica na Grécia e elas são nove.
b) (   ) entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica na Grécia e elas são dez.
c) (   ) entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica na Grécia e elas são seis.
d) (   ) entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica na Grécia e elas são sete.
e) (   ) entidades mitológicas a que são atribuídas capacidade de inspirar a criação artística ou científica na Grécia e elas são oito.
19 – Qual é a musa grega ligado a teatro?

a) (   ) Talia:
b) (   ) Erato:
c) (   ) Melpomene
d) (   ) Calíope
e) (   ) Clio:


20 – Qual é a característica da Musa do teatro trágico grego?

a) (   ) Significado do  nome: "Coro ou a que diz e canta". A Musa da tragédia. Ela é usualmente representada com uma máscara trágica e usando os coturnos (botas tradicionalmente gastas e usadas pelos atores). Algumas vezes ela segura uma faca ou bastão em uma mão, e a máscara na outra.

b) (   ) Seu nome significa “a que sempre floresce”. Personifica a comédia do teatro grego, é representada como uma jovem vestindo uma máscara cômica, coroada por ramos de hera e calçando borzeguins. me significa “prazer”. Simboliza a dança. É representada coroada por grinaldas, tocando uma lira ou a cítara, instrumento também tocado por Apolo e considerado de som perfeito pelos gregos antigos.     
c) (   ) Seu nome significa “a amável”, a que desperta desejo. Personifica a poesia lírica e erótica. Na arte é representada como uma jovem coroada de mirto e rosas, segurando na mão direita uma lira, na esquerda um arco.           

d) (   ) Seu nome significa “muitos hinos”, ou segundo algumas versões, “muita memória”. É a Musa protetora da oratória e do ditirambo, composição lírica que, por exprimir uma forte pulsação de entusiasmo, foi utilizada como hino em honra a Dioniso (Baco). Na arte é representada com semblante pensativo, vestindo roupa branco e a portar um véu.          

e) (   ) Seu nome significa “a celeste”, representa a Astronomia e as Ciências Exatas em geral. Tem como símbolos um globo celeste e um compasso. Na arte, é representada trajando um vestido azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário