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terça-feira, 23 de junho de 2015

Questionário para a avaliação de Artes 1º ANOS A, B, C e D 2º BIMESTRE

Livro questões 1, 2, 3, 4, 8, e 9.
Slides sala de vídeo 5. 6 e 7.
1 – Para que serviam as tragédias e do que elas falam?
a)      Para ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de identidade, mostrando uma situação em que ele poderia não enxergar para seguir o exemplo de algo que estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações sem saída.
b)      Para ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de identidade, mostrando uma situação em que ele poderia se enxergar para seguir ou não o exemplo de algo que estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações sem saída.
c)      Para ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de identidade, mostrando uma situação em que ele poderia se enxergar para seguir ou não o exemplo de algo que estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações com saída.
d)     Para ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de liberdade, mostrando uma situação em que ele poderia se enxergar para seguir o exemplo de algo que estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações sem saída.
2 – Qual era o objetivo das tragédias gregas?
a)      Eram mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como qualquer acerto por menos intencional que fosse, levaria o personagem à desgraça inevitável.
b)      Eram mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como qualquer deslize por menos intencional que fosse, levaria o personagem à uma boa graça inevitável.
c)      Eram mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como qualquer deslize por menos intencional que fosse, levaria os deuses a uma desgraça inevitável.
d)     Eram mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como qualquer deslize por menos intencional que fosse, levaria o personagem à desgraça inevitável.
3 – Qual é a melhor Definição catarse?
a)      Do grego Kátharsos – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é despertada no expectador no desfecho da peça, uma descarga emocional, a fim de causar uma relação de empatia com o personagem e a história.
b)      Do grego Kádhar
sis – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é despertada no expectador no desfecho da peça, uma descarga emocional, a fim de causar uma relação de empatia com o personagem e a história.
c)      Do grego Kátharsis – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é despertada no expectador no desfecho da peça, uma descarga emocional, a fim de causar uma relação de empatia com o personagem e a história.
d)     Do grego Kátharsis – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é despertada no expectador no desfecho da missa, uma descarga emocional, a fim de causar uma relação de empatia com o personagem e a história.

4 – Faça um comentário sobre mito – o que é mito? 

5 – Quais foram os povos que foram estudados na sala de aula referentes a cultura nativo americana?
a) Maias, incas e astecas.
b) Maias, tupis e cinta-larga.
c)Karajá, tupi e cinta-larga.
d) Karajá, tupi e incas.

Leia  o texto e em seguida responda as questões 6 e 7
Pintura corporal
Embora os europeus dissessem que os índios andavam nus, nada mais estranho para estes que tal idéia. Não precisavam cobrir o corpo, mas as pinturas corporais funcionavam como um código social: cada uma delas indicava uma situação específica (guerra, nascimento de filhos, ritos, luto etc.). Para os que conheciam o código, a pintura informava mais sobre seu estado que as roupas europeias. Além disso, também facilitava a comunicação entre tribos que não falavam a mesma língua. Isto porque os índios não se pintavam aleatoriamente, mas usavam motivos baseados na natureza. Padrões como a espinha de peixe, a casca de jabuti, os rastros da cobra, do veado e da onça eram comuns a muitas tribos. A arte se mistura a vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Não se tem uma data de quando os índios começaram a se pintar. Mais eles se pintam por diversos motivos:    
- para serem confundidos na mata com a vegetação, assim como fazem os camaleões...   
- se pintam para as guerras.   
- pintam para comemorações ( casamentos etc...)    
- e em homenagem a tupã, o Deus do sol.    
Cada pintura tem motivos diferentes, cores variadas tiradas da própria natureza.

6 - De quais elementos naturais os nativos brasileiros extraiam corantes para pintar o corpo? E quais são suas respectivas cores?
a) urucum = vermelho, jenipapo = azul, cinzas de carvão = cinza, e extratos das flores e plantas.
b) urucum = vermelho, jenipapo = branco, cinzas de carvão = preto, e extratos das flores e plantas.
c) urucum = laranja, jenipapo = azul, cinzas de carvão = preto, e extratos das flores e plantas.
d) urucum = vermelho, jenipapo = azul, cinzas de carvão = preto, e extratos das flores e plantas.

7 – Porque os nativos brasileiros se pintam? Cite alguns exemplos dessa forma de arte nativa.

8 - De que formas a arte está presente no cotidiano dos nativos brasileiros? E como eles produzem tal arte?
a) a arte está presente em varias distancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos rituais, nas pinturas corporais, na decoração dos instrumentos musicais. Com a argila – cerâmica – as palhas – cestos – tinturas naturais, penas coloridas das aves e conchas.
b) a arte está presente em varias estancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos rituais, nas pinturas corporais, na decoração dos instrumentos musicais. Com a argila – cerâmica – as palhas – cestos – tinturas naturais, penas coloridas das aves e conchas.
c) a arte está presente em varias estancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos rituais, nas pinturas animais, na decoração das casas. Com a argila – cerâmica – as palhas – cocar – tinturas naturais, penas coloridas das aves e conchas.
d) a arte está ausente em varias estancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos rituais, nas pinturas corporais, na decoração dos instrumentos musicais. Com a argila – cerâmica – as palhas – cestos – tinturas naturais, penas coloridas das aves e conchas.

9 – O que o mito do povo Karajá relata?
a) relata sua origem, e diz que os Iny no inicio viviam no fundo do rio vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se estabeleceram seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas: Karajá, Javaé e os Xambioá.

b) relata seu fim, e diz que os Iny no fim de sua civilização iriam viver no fundo do rio vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se estabeleceram seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas: Uru-Eu-Wau-Wau, Javaé e os Xambioá.

c) relata sua origem, e diz que os Vinci no inicio viviam no fundo do rio vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se estabeleceram seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas: Gavião, Javaé e os Xambioá.
d) relata sua origem, e diz que os Iny no inicio viviam no fundo do rio vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se estabeleceram seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas: Parintintins, Javaé e os Xambioá.

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