Livro questões 1, 2, 3, 4, 8, e 9.
Slides sala de vídeo 5. 6 e 7.
1 –
Para que serviam as tragédias e do que elas falam?
a)
Para
ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de identidade, mostrando uma
situação em que ele poderia não enxergar para seguir o exemplo de algo que
estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações sem saída.
b)
Para ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de identidade,
mostrando uma situação em que ele poderia se enxergar para seguir ou não o exemplo
de algo que estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações sem
saída.
c)
Para
ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de identidade, mostrando uma
situação em que ele poderia se enxergar para seguir ou não o exemplo de algo
que estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações com saída.
d)
Para
ensinar a moral e dar ao cidadão um sentido de liberdade, mostrando uma
situação em que ele poderia se enxergar para seguir o exemplo de algo que
estava sendo mostrado. As tragédias gregas falam situações sem saída.
2 – Qual era o
objetivo das tragédias gregas?
a)
Eram
mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como
qualquer acerto por menos intencional que fosse, levaria o personagem à
desgraça inevitável.
b)
Eram
mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como
qualquer deslize por menos intencional que fosse, levaria o personagem à uma
boa graça inevitável.
c)
Eram
mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade dos deuses e como
qualquer deslize por menos intencional que fosse, levaria os deuses a uma
desgraça inevitável.
d)
Eram mostrar como os seres humanos estavam condicionados à vontade
dos deuses e como qualquer deslize por menos intencional que fosse, levaria o
personagem à desgraça inevitável.
3 – Qual é a
melhor Definição catarse?
a)
Do
grego Kátharsos – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é
despertada no expectador no desfecho da peça, uma descarga emocional, a fim de
causar uma relação de empatia com o personagem e a história.
b)
Do
grego Kádhar
sis – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é
despertada no expectador no desfecho da peça, uma descarga emocional, a fim de
causar uma relação de empatia com o personagem e a história.
c)
Do grego Kátharsis – purificação ou purgação – era o nome dado a
sensação que é despertada no expectador no desfecho da peça, uma descarga
emocional, a fim de causar uma relação de empatia com o personagem e a
história.
d)
Do
grego Kátharsis – purificação ou purgação – era o nome dado a sensação que é
despertada no expectador no desfecho da missa, uma descarga emocional, a fim de
causar uma relação de empatia com o personagem e a história.
4 – Faça um
comentário sobre mito – o que é mito?
5
– Quais
foram os povos que foram estudados na sala de aula referentes a cultura nativo
americana?
a)
Maias, incas e astecas.
b)
Maias, tupis e cinta-larga.
c)Karajá,
tupi e cinta-larga.
d)
Karajá, tupi e incas.
Leia o texto
e em seguida responda as questões 6 e 7
Pintura corporal
Embora
os europeus dissessem que os índios andavam nus, nada mais estranho para estes
que tal idéia. Não precisavam cobrir o corpo, mas as pinturas corporais
funcionavam como um código social: cada uma delas indicava uma situação
específica (guerra, nascimento de filhos, ritos, luto etc.). Para os que
conheciam o código, a pintura informava mais sobre seu estado que as roupas
europeias. Além disso, também facilitava a comunicação entre tribos que não
falavam a mesma língua. Isto porque os índios não se pintavam aleatoriamente,
mas usavam motivos baseados na natureza. Padrões como a espinha de peixe, a
casca de jabuti, os rastros da cobra, do veado e da onça eram comuns a muitas
tribos. A arte se mistura a vida
cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos
em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite.
A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para
a cor branca, os índios utilizam o calcário. Não se tem uma data de quando os índios
começaram a se pintar. Mais eles se pintam por diversos motivos:
- para serem confundidos na mata com a vegetação, assim como fazem os camaleões...
- se pintam para as guerras.
- pintam para comemorações ( casamentos etc...)
- e em homenagem a tupã, o Deus do sol.
Cada pintura tem motivos diferentes, cores variadas tiradas da própria natureza.
- para serem confundidos na mata com a vegetação, assim como fazem os camaleões...
- se pintam para as guerras.
- pintam para comemorações ( casamentos etc...)
- e em homenagem a tupã, o Deus do sol.
Cada pintura tem motivos diferentes, cores variadas tiradas da própria natureza.
6 - De quais
elementos naturais os nativos brasileiros extraiam corantes para pintar o
corpo? E quais são suas respectivas cores?
a) urucum = vermelho, jenipapo =
azul, cinzas de carvão = cinza, e extratos das flores e plantas.
b) urucum = vermelho, jenipapo =
branco, cinzas de carvão = preto, e extratos das flores e plantas.
c) urucum = laranja, jenipapo =
azul, cinzas de carvão = preto, e extratos das flores e plantas.
d) urucum =
vermelho, jenipapo = azul, cinzas de carvão = preto, e extratos das flores e
plantas.
7 – Porque os nativos brasileiros se pintam? Cite alguns
exemplos dessa forma de arte nativa.
8 - De que
formas a arte está presente no cotidiano dos nativos brasileiros? E como eles
produzem tal arte?
a) a arte está presente em varias
distancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos
rituais, nas pinturas corporais, na decoração dos instrumentos musicais. Com a
argila – cerâmica – as palhas – cestos – tinturas naturais, penas coloridas das
aves e conchas.
b) a arte
está presente em varias estancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos
objetos usados nos rituais, nas pinturas corporais, na decoração dos
instrumentos musicais. Com a argila – cerâmica – as palhas – cestos – tinturas
naturais, penas coloridas das aves e conchas.
c) a arte está presente em varias
estancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos
rituais, nas pinturas animais, na decoração das casas. Com a argila – cerâmica
– as palhas – cocar – tinturas naturais, penas coloridas das aves e conchas.
d) a arte está ausente em varias
estancias da vida: no objeto cotidiano utilitário, nos objetos usados nos
rituais, nas pinturas corporais, na decoração dos instrumentos musicais. Com a
argila – cerâmica – as palhas – cestos – tinturas naturais, penas coloridas das
aves e conchas.
9
– O
que o mito do povo Karajá relata?
a)
relata sua origem, e diz que os Iny no inicio viviam no
fundo do rio vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se
estabeleceram seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas:
Karajá, Javaé e os Xambioá.
b) relata
seu fim, e diz que os Iny no fim de sua civilização iriam viver no fundo do rio
vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se estabeleceram
seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas: Uru-Eu-Wau-Wau,
Javaé e os Xambioá.
c)
relata sua origem, e diz que os Vinci no inicio viviam no fundo do rio vendo
uma luz que vinha do alto, encontraram a superfície e ali se estabeleceram
seguindo o curso do rio se dividindo em três grupos indígenas: Gavião, Javaé e
os Xambioá.
d) relata sua origem, e diz que os Iny no inicio
viviam no fundo do rio vendo uma luz que vinha do alto, encontraram a
superfície e ali se estabeleceram seguindo o curso do rio se dividindo em três
grupos indígenas: Parintintins, Javaé e os Xambioá.
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