Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Questionário Avaliativo de Artes 2º Bimestre-2º ANOS A, B e C

1) Qual é a melhor definição de Música moderna?
a)      Foi a procura de novas maneiras de organizar as músicas, procurando se libertar das rígidas regras de se fazer arte.
b)      Foi a procura de novas maneiras de organizar os sons, procurando se libertar das rígidas regras de se fazer música.
c)      Foi a procura de velhas maneiras de organizar os sons, procurando se libertar das rígidas regras de se fazer arte.
d)     Foi a procura de novas maneiras de organizar os sons, procurando se libertar das rígidas regras de se fazer arte.

2) Sobre gênero, explique em poucas palavras o termo andrógino? Qual é a sua relação com a expressão corporal do cantor Ney Matogrosso?
a)       aquele que apresenta características, traços ou comportamento imprecisos, entre masculino e feminino, ou que tem, notavelmente, características do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É que o cantor Ney Matogrosso faz uma provocação e questionamento aos valores sociais estabelecidos sobre os padrões de sexualidade e ao que se entende socialmente por ser homem ou mulher.
b)      aquele que apresenta características, traços ou comportamento androide ou que tem, notavelmente, características do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É que o cantor Ney Matogrosso faz uma provocação e questionamento aos valores sociais estabelecidos sobre os padrões de sexualidade e ao que se entende socialmente por ser homem ou mulher.
c)      aquele que apresenta características, traços ou comportamento imprecisos, entre masculino e feminino, ou que tem, notavelmente, características do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É que o cantor Ney Matogrosso não faz uma provocação e sim uma aceitação dos valores sociais estabelecidos sobre os padrões de sexualidade e ao que se entende socialmente por ser homem ou mulher.
d)     aquele que não apresenta características, traços ou comportamento imprecisos, entre masculino e feminino, ou que tem, notavelmente, características do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É que o cantor Ney Matogrosso faz uma provocação e questionamento aos valores sociais estabelecidos sobre os padrões de sexualidade e ao que se entende socialmente por ser homem ou mulher.
3) Em que se baseava a proposta de transformação feita pelo estudioso de dança moderna Rudolf von Laban?
a)      É baseado em situações cotidianas considerados simples, que são executados automaticamente.
b)      É baseada em movimentos cotidianos considerados simples, que são executados automaticamente.
c)      É baseada em movimentos conjuntos considerados simples, que são executados automaticamente.
d)     É baseada em movimentos complexos considerados  de alto nível técnico., que são executados automaticamente.
4) Leia ás páginas 176 e 177 e responda a seguinte questão: Quais são e caracterize as fobias mencionadas por José Celso Martinez?
a)      Negrofobia (racismo), homofobia (rejeição ou aversão a homossexual), oficinafobia (medo de oficina de teatro) e zé-celsofobia (medo do José Celso).
b)      Negrofobia (fobai de branco), homofobia (rejeição ou aversão a homossexual), oficinafobia (medo de oficina de teatro) e zé-celsofobia (medo do José Celso).
c)      Negrofobia (racismo), homofobia (rejeição ou aversão a homens), oficinafobia (medo de oficina de teatro) e zé-celsofobia (medo do José Celso).
d)     Negrofobia (racismo), homofobia (rejeição ou aversão a homossexual), oficinafobia (medo de oficina de musica) e zé-celsofobia (José Celso com medo).
 5) Qual era a ideia de dança para Laban?
a)      De que dança deveria ser livre  e seguir padrões orientais e de civilizações mais antigas...
b)      De que a dança deveria ser uma prática de bem-estar integrada a atividade física uma vez por semana...
c)      De que a dança deveria ser uma prática de bem-estar integrada a vida...
d)     De que a dança deveria ser uma prática de subjetiva e integrada a vida...
6) A partir de quais elementos os compositores começaram a criar novas maneiras de criar música?
a)      Sintonia e Harmonia.
b)      Melodia e Sintonia.
c)      Melodia e Harmonia.
d)     Acorde e Harmonia.
7) O que é melodia e o que é harmonia?
a)      Melodia – sucessão de acordes musicais com um sentido de unidade. Harmonia – é a relação entre os acordes que são constituídos de pelo menos três notas
b)      Melodia – sucessão de notas musicais com um sentido de unidade. Harmonia – é a relação entre os acordes que são constituídos de pelo menos três notas.
c)      Melodia – sucessão de notas musicais com um sentido de tonalidade. Harmonia – é a relação entre a melodia e os acordes que são constituídos de pelo menos três notas
d)     Melodia – é a alternância com breves paradas de notas musicais com um sentido de unidade. Harmonia – é a relação entre os acordes que são constituídos de pelo menos três notas.

Fragmentos do Trabalho cientifico de: Maria Raquel Barbosa, Paula Mena Matos e Maria Emília Costa.
Artigo: UM OLHAR SOBRE O CORPO: O CORPO ONTEM E HOJE

A história do corpo humano é a história da civilização. Cada sociedade, cada cultura age sobre o corpo determinando-o criando os seus próprios padrões. Surgem, então, os padrões de beleza, de sensualidade, de saúde, de postura, que dão referências aos indivíduos para se construírem como homens e como mulheres.
A idealização do corpo: a Grécia antiga
A imagem do corpo grego, ainda hoje atraente e considerada uma referência, é bastante revelador da existência e dos ideais estéticos veiculados na altura. Na verdade, este corpo era radicalmente idealizado, treinado, produzido em função do seu aprimoramento. O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado. O corpo nu é objeto de admiração, a expressão e a exibição de um corpo nu representavam a sua saúde e os Gregos apreciavam a beleza de um corpo saudável e bem proporcionado. O corpo era valorizado pela sua saúde, capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos, cada idade tinha a sua própria beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição, sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante. A moral quanto ao corpo e ao sexo não era rigidamente organizada e autoritária, apenas estabelecia algumas normas de conduta para evitar os excessos... De facto, a civilização grega não incluía as mulheres na sua concepção de corpo perfeito, que era pensado e produzido no masculino.
O desprezo e mortificação do corpo/ o corpo paradoxal: a Idade Média
Na Idade Média o corpo serviu, mais uma vez, como instrumento de consolidação das relações sociais. O homem medieval era extremamente contido, a presença da instituição religiosa restringia qualquer manifestação mais criativa. A preocupação com o corpo era proibida. Para o cristianismo, o corpo sempre teve uma característica de fé; é o corpo crucificado.
O novo corpo: a Era Moderna
No Renascimento começa a haver uma maior preocupação com a liberdade do ser humano e a concepção de corpo é consequência disso.  O corpo, agora sob um olhar “científico”, serviu de objeto de estudos e experiências. Passa-se do teocentrismo ao antropocentrismo.  A redescoberta do corpo, nessa época, aparece principalmente nas obras de arte, como as pinturas de Da Vinci e Michelangelo, valorizando-se, deste modo, o trabalho artesão, juntamente com o pensamento científico e o estudo do corpo.  Paralelamente, as necessidades de manipulação e domínio do corpo concorreram para a delimitação do Homem como ser moldável e passível de exploração. O corpo passa a servir a razão.
 A crise do corpo: os nossos dias
De facto, cada vez mais pessoas investem no seu corpo, com o intuito de obter dele mais prazer sensual e de lhe aumentar o poder de estimulação social, assistindo-se a um mercado crescente de produtos, serviços. Os meios de comunicação veiculam maioritariamente corpos que se encaixam num padrão estético inacessível para grande parte das pessoas, mediados pelos interesses da indústria de consumo. Modelos corporais são evidenciados como indicativo de beleza, num jogo de sedução e imagens. Veicula-se a representação da beleza estética associada a determinados ideais de saúde, magreza e atitude.  O que se vende é a possibilidade de se permanecer vivo e belo. A necessidade humana, nos nossos dias, de se encaixar neste padrão estético, parece desencadear uma imagem em crise, demonstrando-se através de uma série de sintomas como o aumento das próteses, a criação do cyber (o ciber-corpo), a clonagem, as intervenções da engenharia genética, a biologia molecular ou as novas técnicas cirúrgicas ou ainda o uso de substâncias químicas. Assim, as indústrias da beleza e da saúde têm no corpo o seu maior consumidor. Vejam-se o crescente número de ginásios, salões de beleza, spas, clínicas médicas, estilistas, etc. É claro que esta crise do corpo será consequente da crise dos fundamentos da nossa cultura, associando-se também à crise do próprio sujeito.


8) Analise as imagens das paginas 178 e 183 e descreva como cada civilização tratava do corpo?

9) Faça uma pequena descrição acerca da evolução da visão humana sobre o corpo nu (nu artístico) da civilização grega até os dias atuais.                                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário