1)
Qual é a melhor definição de Música moderna?
a) Foi
a procura de novas maneiras de organizar as músicas, procurando se libertar das
rígidas regras de se fazer arte.
b) Foi
a procura de novas maneiras de organizar os sons, procurando se libertar das rígidas
regras de se fazer música.
c) Foi
a procura de velhas maneiras de organizar os sons, procurando se libertar das rígidas
regras de se fazer arte.
d) Foi a procura de novas maneiras de organizar os sons, procurando se
libertar das rígidas regras de se fazer arte.
2)
Sobre gênero, explique em poucas palavras o termo andrógino?
Qual é a sua relação com a expressão corporal do cantor Ney Matogrosso?
a)
aquele que apresenta características, traços ou comportamento
imprecisos, entre masculino e feminino, ou que tem, notavelmente, características
do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É que o cantor
Ney Matogrosso faz uma provocação e questionamento aos valores sociais estabelecidos
sobre os padrões de sexualidade e ao que se entende socialmente por ser homem
ou mulher.
b) aquele que apresenta características, traços ou
comportamento androide ou que tem, notavelmente, características do sexo oposto.
Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É que o cantor Ney Matogrosso faz
uma provocação e questionamento aos valores sociais estabelecidos sobre os
padrões de sexualidade e ao que se entende socialmente por ser homem ou mulher.
c) aquele que apresenta características, traços ou
comportamento imprecisos, entre masculino e feminino, ou que tem, notavelmente,
características do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou equivocada - É
que o cantor Ney Matogrosso não faz uma provocação e sim uma aceitação dos
valores sociais estabelecidos sobre os padrões de sexualidade e ao que se
entende socialmente por ser homem ou mulher.
d) aquele que não apresenta características,
traços ou comportamento imprecisos, entre masculino e feminino, ou que tem,
notavelmente, características do sexo oposto. Apesar de incoerente – errada ou
equivocada - É que o cantor Ney Matogrosso faz uma provocação e questionamento
aos valores sociais estabelecidos sobre os padrões de sexualidade e ao que se
entende socialmente por ser homem ou mulher.
3)
Em que se baseava a proposta de transformação feita pelo estudioso de dança
moderna Rudolf von Laban?
a) É
baseado em situações cotidianas considerados simples, que são executados
automaticamente.
b)
É baseada em movimentos
cotidianos considerados simples, que são executados automaticamente.
c) É
baseada em movimentos conjuntos considerados simples, que são executados
automaticamente.
d) É
baseada em movimentos complexos considerados
de alto nível técnico., que são executados automaticamente.
4)
Leia ás páginas 176 e 177 e responda a seguinte questão: Quais são e caracterize
as fobias mencionadas por José Celso Martinez?
a)
Negrofobia (racismo), homofobia
(rejeição ou aversão a homossexual), oficinafobia
(medo de oficina de teatro) e zé-celsofobia (medo do José Celso).
b) Negrofobia
(fobai de branco), homofobia (rejeição
ou aversão a homossexual), oficinafobia (medo de oficina de teatro) e
zé-celsofobia (medo do José Celso).
c) Negrofobia
(racismo), homofobia (rejeição ou
aversão a homens), oficinafobia (medo de oficina de teatro) e
zé-celsofobia (medo do José Celso).
d) Negrofobia
(racismo), homofobia (rejeição ou
aversão a homossexual), oficinafobia (medo de oficina de musica) e
zé-celsofobia (José Celso com medo).
5) Qual era a ideia de dança para Laban?
a) De
que dança deveria ser livre e seguir padrões
orientais e de civilizações mais antigas...
b) De
que a dança deveria ser uma prática de bem-estar integrada a atividade física uma
vez por semana...
c) De que a dança deveria ser uma prática de bem-estar integrada a
vida...
d) De
que a dança deveria ser uma prática de subjetiva e integrada a vida...
6)
A partir de quais elementos os compositores começaram a criar novas maneiras de
criar música?
a) Sintonia
e Harmonia.
b) Melodia
e Sintonia.
c)
Melodia e Harmonia.
d) Acorde
e Harmonia.
7)
O que é melodia e o que é harmonia?
a) Melodia
– sucessão de acordes musicais com um sentido de unidade. Harmonia – é a
relação entre os acordes que são constituídos de pelo menos três notas
b) Melodia – sucessão de notas musicais com um sentido de unidade. Harmonia
– é a relação entre os acordes que são constituídos de pelo menos três notas.
c) Melodia
– sucessão de notas musicais com um sentido de tonalidade. Harmonia – é a
relação entre a melodia e os acordes que são constituídos de pelo menos três notas
d) Melodia
– é a alternância com breves paradas de notas musicais com um sentido de
unidade. Harmonia – é a relação entre os acordes que são constituídos de pelo
menos três notas.
Fragmentos do Trabalho cientifico de: Maria Raquel Barbosa, Paula Mena Matos e Maria Emília Costa.
Artigo: UM OLHAR SOBRE O CORPO:
O CORPO ONTEM E HOJE
A
história do corpo humano é a história da civilização. Cada sociedade, cada
cultura age sobre o corpo determinando-o criando os seus próprios padrões. Surgem,
então, os padrões de beleza, de sensualidade, de saúde, de postura, que dão
referências aos indivíduos para se construírem como homens e como mulheres.
A idealização do corpo:
a Grécia antiga
A
imagem do corpo grego, ainda hoje atraente e considerada uma referência, é
bastante revelador da existência e dos ideais estéticos veiculados na altura.
Na verdade, este corpo era radicalmente idealizado, treinado, produzido em função
do seu aprimoramento. O corpo era visto como elemento de glorificação e de
interesse do Estado. O corpo nu é objeto de admiração, a expressão e a exibição
de um corpo nu representavam a sua saúde e os Gregos apreciavam a beleza de um
corpo saudável e bem proporcionado. O corpo era valorizado pela sua saúde,
capacidade atlética e fertilidade. Para os gregos, cada idade tinha a sua própria
beleza e o estético, o físico e o intelecto faziam parte de uma busca para a perfeição,
sendo que o corpo belo era tão importante quanto uma mente brilhante. A moral
quanto ao corpo e ao sexo não era rigidamente organizada e autoritária, apenas
estabelecia algumas normas de conduta para evitar os excessos... De facto, a
civilização grega não incluía as mulheres na sua concepção de corpo perfeito,
que era pensado e produzido no masculino.
O desprezo e mortificação
do corpo/ o corpo paradoxal: a Idade Média
Na
Idade Média o corpo serviu, mais uma vez, como instrumento de consolidação das
relações sociais. O homem medieval era extremamente contido, a presença da
instituição religiosa restringia qualquer manifestação mais criativa. A
preocupação com o corpo era proibida. Para o cristianismo, o corpo sempre teve
uma característica de fé; é o corpo crucificado.
O novo corpo: a Era
Moderna
No
Renascimento começa a haver uma maior preocupação com a liberdade do ser humano
e a concepção de corpo é consequência disso. O corpo, agora sob um olhar “científico”,
serviu de objeto de estudos e experiências. Passa-se do teocentrismo ao antropocentrismo.
A redescoberta do corpo, nessa época, aparece
principalmente nas obras de arte, como as pinturas de Da Vinci e Michelangelo,
valorizando-se, deste modo, o trabalho artesão, juntamente com o pensamento científico
e o estudo do corpo. Paralelamente, as
necessidades de manipulação e domínio do corpo concorreram para a delimitação
do Homem como ser moldável e passível de exploração. O corpo passa a servir a
razão.
A crise do corpo: os nossos dias
De
facto, cada vez mais pessoas investem no seu corpo, com o intuito de obter dele
mais prazer sensual e de lhe aumentar o poder de estimulação social,
assistindo-se a um mercado crescente de produtos, serviços. Os meios de
comunicação veiculam maioritariamente corpos que se encaixam num padrão
estético inacessível para grande parte das pessoas, mediados pelos interesses
da indústria de consumo. Modelos corporais são evidenciados como indicativo de
beleza, num jogo de sedução e imagens. Veicula-se a representação da beleza
estética associada a determinados ideais de saúde, magreza e atitude. O que se vende é a possibilidade de se
permanecer vivo e belo. A necessidade humana, nos nossos dias, de se encaixar
neste padrão estético, parece desencadear uma imagem em crise, demonstrando-se
através de uma série de sintomas como o aumento das próteses, a criação do cyber
(o ciber-corpo), a clonagem, as intervenções da engenharia genética, a biologia
molecular ou as novas técnicas cirúrgicas ou ainda o uso de substâncias químicas.
Assim, as indústrias da beleza e da saúde têm no corpo o seu maior consumidor.
Vejam-se o crescente número de ginásios, salões de beleza, spas, clínicas médicas,
estilistas, etc. É claro que esta crise do corpo será consequente da crise dos
fundamentos da nossa cultura, associando-se também à crise do próprio sujeito.
8)
Analise as imagens das paginas 178 e 183 e descreva como cada civilização
tratava do corpo?
9)
Faça uma pequena descrição acerca da evolução da visão humana sobre o corpo nu
(nu artístico) da civilização grega até os dias atuais.
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